Wednesday, June 06, 2007

Web 2.0, Você entende??

1) O QUE É

Atingimos recentemente um novo patamar nos serviços on-line (esse que chamamos de web 2.0), com muito mais interação através de colaboração e compartilhamento de informações. Os serviços são mais dinâmicos e interativos, dando uma experiência nova aos usuários. Antes meros espectadores, agora os internautas colaboram e participam de serviços cada vez mais elaborados, que usam interfaces (layouts) intuitivas.

Esse tipo de serviço leva a sério os conceitos de usabilidade (simplicidade de uso e interação com a interface do site, além de como ela pode ser adaptável às necessidades especiais das pessoas) e navegabilidade (fluxo dentro do site). Novas tecnologias, linguagens e entendimentos dos processos de construção de páginas também foram adotados pelos profissionais que colocam em prática o conceito de web 2.0.

Um bom exemplo disso é uma tecnologia chamada Ajax (sigla para “Asynchronous JavaScript and XML”), que leva informações do servidor até o navegador do usuário sem a necessidade de recarregar a página. Serviços de e-mail como Gmail, Yahoo! Mail e Windows Live Hotmail foram construídos usando esta tecnologia: você quase não vê a página sendo recarregada, mas sua interação é completa, tornando a experiência de uso muito mais agradável.

Os sistemas colaborativos são importantíssimos para ilustrarmos a web 2.0. Serviços como a Wikipedia provocam a interação entre os usuários para que o conteúdo do site esteja sempre atualizado e coerente com a realidade. Outro exemplo é o del.icio.us, que permite ao usuário selecionar seus sites favoritos, compartilhá-los e pesquisar os favoritos de outros internautas.

2) SERVIÇOS

Wikis
A Wikipedia é o grande portal construído usando a tecnologia wiki de compartilhamento e colaboração para gerar informação (daí o nome do serviço), mas também é possível usar esse mesmo sistema em outros serviços. Empresas, comunidades virtuais, grupos de estudo e de pesquisa usam o sistema wiki para compartilhar dados de forma que todos os usuários possam ter acesso ao conteúdo, fazendo melhoras e complementando informações quando necessário.

RSS

RSS, abreviatura de "Real Simple Syndication", é uma maneira simples e prática de assinar canais de informação das fontes de sua preferência em um único lugar: a idéia é que a informação chegue ao seu computador, de acordo com sua preferência por assuntos, sem que você precise buscá-la.

Você já deve ter visto um selo laranja com as letras RSS ou XML (como esse aqui da página). Nele se encontram os canais de RSS, também chamados de "feeds", ou os códigos que vão “alimentar” seu computador levando informações até a máquina. Aqui no G1 a gente tem um “manual de instruções” sobre como utilizar essa tecnologia (clique aqui).

Anúncios on-line
Você pode notar que, em muitos sites, existem anúncios em formato texto, com o nome de “links patrocinados”. Esses anúncios são apresentados com base no contexto da página que você está lendo e, assim, levam a você marcas e empresas que têm alguma relação com o conteúdo de seu interesse.

Blogs
As pessoas tomaram gosto por escrever de forma livre e aberta na internet. Os sistemas de blog evoluíram de tal maneira que é possível postar mensagens através de mensagens de texto escritas no seu celular. Este blog que você lê agora é um exemplo da web 2.0: ele permite interação, compartilha informações e ainda tira dúvidas. :)

Tags
Praticamente todos os serviços sobre os quais falei aqui, e aqueles sobre os quais ainda vou falar, têm recursos para a associação de tags (palavras-chave, rótulos) aos conteúdos que você insere neles. Esse recurso é importante para categorizar o conteúdo de um site e facilitar o compartilhamento de informações com outros usuários: o interessante é que são os próprios internautas que decidem a quais tags aquele determinado conteúdo (texto, foto, vídeo, etc) vai estar associado.

Se você usa o serviço de blogs WordPress, por exemplo, poderá associar um novo post a tags que você cadastrou anteriormente ou a novas tags. Esses “rótulos” são palavras que você determina, não existe uma regra para elas. Este post que você lê, por exemplo, poderia ter as tags “dicas”, “web 2.0”, “novidades”, “novo paradigma”, “internet colaborativa” e por aí vai... Se quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo a leitura deste post.

Mashups
Muitos serviços on-line foram integrados a outros serviços, agregando maior qualidade e abrangência na experiência do usuário: os mashups são o resultado dessa união. Um exemplo de como eles funcionam são os serviços de localização de ruas, hoje integrados à ferramenta de mapas por satélite do Google.

3) DICAS DE SITES

Compartilhamento de imagens/vídeos

Flickr: serviço para compartilhamento de fotos on-line. Você pode criar álbuns e disponibilizar suas fotos na internet, para exibir aos amigos. Esses álbuns podem ser públicos ou privados.

YouTube: esse serviço de compartilhamento de vídeos dispensa apresentações.

Blogs

Blogger: famoso serviço de blog com diversos recursos para facilitar a vida dos usuários.

WordPress: é um poderoso sistema gratuito, para quem quer criar um blog e ter completa autonomia sobre ele.

Favoritos

Del.icio.us: um dos serviços de favoritos mais usados na atualidade.

TrailFire: outra boa opção para manter seus favoritos on-line.

Pagina inicial

Netvibes: aqui, você personaliza a página do seu jeito, agregando noticias, novidades, e-mail e outros serviços, tudo com base no RSS que expliquei acima.

iGoogle: o Google com a sua cara.

Escritórios on-line

Aprex: serviço 100% brasileiro que dá acesso a diversas funcionalidades, como calendário, contatos, bloco de anotações, blog e lista de tarefas. Funciona para vários colaboradores: ou seja, você pode cadastrar seus colegas e compartilharem os recursos do sistema.

ThinkFree: completíssimo serviço de escritório on-line. É um dos mais antigos e usados neste segmento.

Bom, por enquanto é isso! Claro, existem muitos outros sites e serviços. Você conhece mais alguns? Deixa aí nos comentários para as pessoas poderem acessar. Afinal, estamos num blog 2.0! :)

2 comentários:

Anonymous said...

D+++++++++++++++++++++++++
E não é feitiçaria é pura tecnologia

Irao

Unknown said...

Realmente a internet é uma coisa espetacular, só para acrescentar, tem um site chamado www.last.fm onde você compartilha musica , cria sua radio personalisada, é impressionante, o site pega informações dos seus mp3 tocados na máquina e cria uma rádio que pode ser acessada através da internet, olha fiquei impressionado mesmo.

Gostei muito do post T+

 

© 2007 PV Downloads By Fuinha